Você já deve ter tido alguma experiência ruim com algum site, aqueles em que você entra e não consegue encontrar a coisa mais básica que procurava, ou precisa passar por 50 telas antes de achar uma informação importante como um email ou telefone de contato. Será que isso não pode estar acontecendo com os seus clientes? Ter uma boa usabilidade é requisito essencial na hora de converter um visitante em lead, ou ainda em cliente final, por isso aqui vamos te mostrar alguns pontos que fazem toda a diferença.
Falta de informações claras
Na maioria das vezes, o usuário já chega ao site com algum objetivo, mesmo que inconscientemente. Esse objetivo pode ser encontrar um endereço, ter algum contato com as pessoas que trabalham lá, ou simplesmente saber mais sobre os produtos e serviços que você tem a oferecer, mas ao se deparar com anúncios, informações mal categorizadas ou mal organizadas, ele com certeza vai desistir rapidamente. Isso porque atualmente somos tão acostumados com a informação rápida que o trabalho de gastar 5 minutinhos procurando um telefone parece exaustivo demais.
Tudo que for importante e relevante deve estar bem acessível, e o que não for tão prioridade ainda assim deve ser fácil de encontrar. Uma ótima forma de fazer isso é garantir que o usuário possa navegar entre as páginas com facilidade, disponibilizando um menu superior fixo ou um mapa do site no rodapé, além de sempre ter a ferramenta de busca à disposição.
Falta de responsividade
Vamos ser sinceros, com que frequência você acessa o Facebook pelo celular? E pelo computador? Com o avanço dos smartphones e tablets, hoje em dia é cada vez mais comum passarmos mais tempo acessando plataformas mobile do que desktop, agora imagine se ao acessar seu site o cliente se depara com um menu desconfigurado ou uma página que não carrega todas as informações por conta do tamanho da tela? Ao se frustrar com essa experiência, dificilmente ele vai chegar em casa e ligar o notebook só para acessar seu site, ele não tem tempo e nem paciência para isso. Por isso, a responsividade do site é um dos fatores mais importantes na hora de conquistar seu cliente de uma vez por todas.
Demora para carregar
Que a falta de tempo é um problema já sabemos, mas então qual o tempo ideal de carregamento de um site? Atualmente, espera-se que os sites carreguem em até 2 segundos, pois a partir disso o usuário já começa a pensar em desistir. Segundo um estudo da Amazon, para cada segundo de atraso, a taxa de conversão cai 7% , isso pode parecer pouco, mas no fim do ano você pode ter perdido um dinheiro e tanto simplesmente por ter demorado demais para carregar sua home.
Ausência ou má colocação de call to action
Claro que uma boa experiência pode não ser o suficiente para convencer seu cliente a entrar em contato, mas a facilidade de ter um campo para ele ser contactado por você pode ser o detalhe que faltava na hora de decidir se compra com a sua empresa ou com aquele vizinho que ele precisa ligar 20 vezes antes de conseguir um orçamento definitivo. Mas cuidado! Pop ups invasivos também podem fazer com que ele vá embora, por isso as chamadas devem ser usadas com cautela, em momentos apropriados.
Garantir esses requisitos na hora de montar seu site já pode melhorar muito a forma como seus clientes se relacionam com a sua marca e, consequentemente, se eles comprarão seus produtos ou não.
E no fim das contas, tudo isso tem a ver com o quê?
A tal experiência do usuário!
Quer saber mais sobre o assunto? Aqui explicamos direitinho o que é experiência do usuário, e aqui temos várias outras dicas para melhorar a usabilidade dos seus projetos!