O usuário do seu produto digital é o protagonista! Então, atenção à história na hora de projetar.

Ao mapear a jornada do usuário podemos alinhar todo o time envolvido no projeto acerca da experiência da pessoa antes, durante e depois de realizar uma determinada atividade.

Mas o que é essa tal de jornada do usuário?

Mapeamos o caminho deste usuário observando suas dores, dificuldades, frustrações, expectativas. Mostramos os cenários por onde ele passa e quais agentes o ajudam a atingir seu objetivo.

Na jornada identificamos todos os pontos de contato do usuário ao realizar uma determinada atividade.

O foco da ferramenta é a atividade que a pessoa deve desempenhar, e o produto que está sendo desenvolvido deve ser o facilitador dessa experiência.

Jornada do usuário é uma ferramenta muito utilizada em diversas áreas onde projeta-se diretamente para o usuário.

Ao mapear a jornada do usuário podemos alinhar todo o time envolvido no projeto acerca da experiência da pessoa antes, durante e depois de realizar uma determinada atividade.

Mas para que serve essa ferramenta?

Projetar sem entender a jornada de ações do usuário oculta muitas informações necessárias para criar algo que atenda as necessidades desse.

Essa ferramenta clareia o entendimento sobre como o usuário age, o que causa satisfação e insatisfação, quais são suas limitações.

Como mapear a jornada do usuário?

Existem duas formas principais de mapear a jornada do usuário:

  • Pesquisa indireta:

Nesse tipo de pesquisa observa-se dados quantitativos e qualitativos do seu público alvo por meio de web analytics, mídias sociais pesquisas de reclamações e feedbacks de clientes.

  • Pesquisa direta:

Dependendo da demanda de informações sobre a jornada do usuário pode-se fazer pesquisas etnográficas com questionários e entrevistas; imersões, entre outras ferramentas de imersão com pessoas com o mesmo perfil do usuário.

Exemplo de jornada do usuário

Depois disso a linha do tempo da atividade realizada pelo usuário é estruturada mapeando:

  • O usuário;
  • Pontos de contato do usuário;
  • Os possíveis passos do usuário durante e depois da atividade;
  • As ferramentas (produtos e serviços usados durante a atividade);
  • Personagens (outras pessoas envolvidas em algum ponto da atividade);
  • E as emoções desse usuário durante cada um das etapas

Esse mapa da jornada do usuário deve ser observado e alimentado durante toda a construção do projeto.

Concluindo:

Viu como jornada do usuário é uma ferramenta simples que pode ajudar o time a desenvolver projetos centrados na experiência de quem usa? Com ela norteando seu time o projeto fica cada vez mais focado na experiência do usuário.

Gostou do assunto? Então aproveite o conteúdo exclusivo do nosso blog.

Você quer tirar o projeto do seu produto digital do papel, ou tem um e quer melhorá-lo? Não perca tempo, fale com a gente e vamos ajudar seu projeto a decolar.