Entregar a informação de forma rápida e eficaz é um dos principais objetivos do design. E como melhor exemplificar a importância dessa comunicação visual, do que falar sobre ícones?
O ícone é um símbolo gráfico intuitivo, uma maneira fácil, direta e eficiente de passar uma ideia ou ação. Ele remete a algo que deve ser instantaneamente reconhecido pelo leitor.
É um tipo de comunicação visual excelente para facilitar a interpretação do usuário e gerar uma navegação fluida, além de ser acessível, pois não requer leitura.
Em uma interface, o espaço para inserir informações sem poluir a página é limitado, especialmente quando grande parte das pessoas acessa a internet por meio de seus smartphones. Isso significa menos espaço ainda, quando comparado à tela de um desktop ou notebook.
Dessa forma, as informações inseridas devem ser compactadas ao máximo, algo próximo do minimalismo, e os ícones desempenham um papel fundamental nesse processo.
A iconografia elimina textos e os resume em elementos gráficos que irão introduzir, guiar, chamar atenção do leitor, entre outros. Sabe aquele ditado bem antigo que diz que “uma imagem vale mais que mil palavras”? Então.
Mas vamos falar de exemplos…
Um ícone precisa ser totalmente intuitivo. Sempre que alguém se deparar com o ícone de engrenagem em algum lugar da interface, vai saber que ao clicar ali, irá para alguma página de configuração. Já com ícone de lupa, pode ter certeza que ele sempre remeterá à uma busca, pesquisa ou similar.
Estes são bons exemplos de ícones da família de “clássicos”. Não importa onde, eles não mudam.
Em suma, os ícones são grande parte da nossa vida hoje em dia. Pequenas imagens que imediatamente nos remete a algo. Logo, é uma forma de comunicação visual, então lembre-se de que também exigem padronização!
Que tal saber mais sobre?