1) Linguagem simples natural.
O melhor sentimento do mundo é quando temos uma conversa onde a pessoa (receptor) consegue te entender completamente. A usabilidade é aquela velha conversa de “fale a língua do usuário”. Alguns designers esquecem disso na hora de desenhar o produtos, esquecem que do outro lado tem um HUMANO e não uma máquina.
Se você está desenhando seu produto para um grupo de advogados, o seu produto tem que falar para os advogados, e não apenas ter um visual para advogado.
Lembre-se sempre da persona, é pra ela que você está criando seu produto.
2) Não force a memória do usuário.
A maioria das pessoas são ruins e recordar coisas. Deixe a usabilidade e algoritmos fazer isso pra eles. Exemplos: Auto complete na pesquisa, lista com últimas ações e funcionalidades de fácil acesso.
3) Crie mensagens de erros elaboradas.
Diga para o seu usuário o motivo que aquele erro aconteceu, e mostre o caminho de como fazer o certo. Só assim ele vai entender o que ele fez de “errado” e como deve corrigir. Isso é uma coisa muito óbvia, mas as vezes passa despercebido.
4) Deixe bem fácil as saídas.
Dê opções pra ele conseguir voltar para a tela ou passo anterior. Pense que o quanto o usuário ficaria p*#$ da vida se ele quisesse voltar e a sua interface não permitisse isso. =S
5) Dê feeedback!
Sempre mostre ao usuário o que está acontecendo. Loadings e status de download são exemplos disso. Use e abuse de recursos que explique a situação atual. Isso gera mais confiança e passa mais credibilidade ;)
6) Mantenha a consistência.
Gestos, ícones, e identidade visual deve ter uma consistência! Isso pode ser um pouco difícil quando estamos desenhando para várias plataformas, mas devemos manter o máximo de padronização em todas as plataformas.