A persona é um personagem semi fictício criado com base em dados reais, com as características do cliente ideal para determinada marca.
A criação da persona perfeita para o seu negócio possibilita que toda a experiência e jornada do usuário seja estruturada de acordo com as necessidades, dores, desafios, desejos e muitos outros dados.
Conhecer o público para quem você vende é fundamental para que seja possível oferecer as melhores soluções para quem acessa. Além disso, é também ser essencial para a criação de estratégias certeiras de marketing e conteúdo que faça sentido para ele.
Ao traçar um perfil, o objetivo é incluir nele as principais características de seus clientes. São necessários, dessa forma, estudos aprofundados tanto da marca, quanto dos clientes. Um banco de dados com informações dos clientes é muito bem-vinda nessa parte.
Caso não existam informações necessárias já salvas, há empresas que fazem toda a imersão de personas, da coleta de dados à entrega de um perfil e definição de um cliente ideal. como nós, do Estúdio FLOW! Clique aqui para saber mais.
Mas voltando aos detalhes. Diferentemente do público-alvo, a definição da persona trabalha com dados extremamente específicos, o público-alvo utiliza métricas mais abrangentes, como dados geográficos, demográficos, etc.
Veja um exemplo de dados de uma persona:
Maria tem 30 anos, curso superior completo e atualmente trabalha como gerente em uma loja grande. Ela é solteira, não tem filhos e tem uma renda mensal entre R$ 3 mil e R$ 5 mil. Ela faz compras de produtos de beleza pela internet, já que é ocupada demais para ir à loja física. Em suas horas livres, ela gosta de sair com amigos e família.
Agora que você conhece a Maria, vai ser muito mais fácil estruturar uma jornada que atenda às expectativas dela e, dessa maneira, oferecer uma ótima experiência de usuário. Você já sabe que uma de suas necessidades principais é conseguir realizar várias tarefas diárias pela internet, graças à sua rotina corrida.
Entendeu por que criar uma persona é importante? Quer saber mais?